Atualizado 09-07-2020

Os passageiros provenientes dos países constantes da lista verde não ficarão sujeitos a quaisquer restrições ou medidas sanitárias particulares. Os passageiros provenientes dos países com alto nível de contaminação não estão autorizados a entrar na Tunísia, à exceção dos nacionais tunisinos, ou de origem estrangeira mas com residência na Tunísia, mediante apresentação de um teste negativo, aos quais será aplicada uma quarentena de 14 dias (passível de ser encurtada ao 7º dia mediante realização de um teste). Esta medida aplica-se ainda a diplomatas acreditados na Tunísia e a outras situações especiais semelhantes.

Aos cidadãos portugueses, ou tunisinos residentes em Portugal, que pretendam viajar à Tunísia, será exigido um teste negativo realizado 72 horas antes e não ultrapassando as 120 h (5 dias) à chegada à Tunísia. Ser-lhe-á imposto um isolamento em casa particular, ou no hotel, de 14 dias, podendo esse período ser encurtado ao fim de 6 dias mediante a apresentação de um teste negativo realizado no final desse período, a seu pedido e por sua conta. Os grupos de turistas serão recebidos no aeroporto e acompanhados em autocarros ao hotel, onde deverão respeitar os protocolos da “residência enquadrada”, podendo efetuar excursões também enquadradas e sujeitas aos protocolos sanitários dos locais a visitar. Poderão também solicitar a realização de um teste no sexto dia de “residência enquadrada”.

Todos os viajantes serão sujeitos no aeroporto à medição de temperatura e ao preenchimento de um questionário.

Em virtude de decisão do PM do dia 3 de julho, se por algum motivo não conseguirem fazer um teste  no seu país de proveniência , os passageiros tunisinos, respetivos cônjuges estrangeiros e estrangeiros residentes na Tunísia, incluindo os portugueses, estarão submetidos desde a sua chegada a confinamento compulsivo de 10 dias num dos centros acreditados do Ministério da Saúde ( lista dos centros de confinamento irá ser publicada pelas Missões Diplomáticas da Tunísia no estrangeiro). Contudo, as crianças com menos de 12 anos já não estão obrigados a efetuar o referido teste.

A lista atual da classificação dos países será revista semanalmente em função da evolução da situação epidemiológica nos países de origem, e publicada on-line no site da Direção-Geral da Saúde.

 

  • Partilhe